RESENHA: O Último Adeus

00:17

Olááá, sou CLARICE a nova colaboradora do blog, tenho 14 anos, e amo ler diversos tipos de livros.
Sou irmã da outra colaboradora do blog a Chiara, amamos ler e temos nos dedicado à esse blog e ao nosso Instagram que fala sobre livros (@chiandcla).

( Imagem retirada em: www.amazon.com.br)



Sinopse: O Último Adeus é narrado em primeira pessoa por Lex, uma garota de 18 anos que começa a escrever um diário a pedido do seu terapeuta, como forma de conseguir expressar seus sentimentos retraídos. Há apenas sete semanas, Tyler, seu irmão mais novo, cometeu suicídio, e ela não consegue mais se lembrar de como é se sentir feliz. O divórcio dos seus pais, as provas para entrar na universidade, os gastos com seu carro velho. Ter que lidar com a rotina mergulhada numa apatia profunda é um desafio diário que ela não tem como evitar. E no meio desse vazio, Lex e sua mãe começam a sentir a presença do irmão. Fantasma, loucura ou apenas a saudade falando alto? Eis uma das grandes questões desse livro apaixonante. O Último Adeus é sobre o que vem depois da morte, quando todo mundo parece estar seguindo adiante com sua própria vida, menos você. Lex busca uma forma de lidar com seus sentimentos e tem apenas nós, leitores, como amigos e confidentes.



Título: O Último Adeus
Autora: Cynthia Hand
Editora: DarkSide Books
Ano: 2016
Número de Páginas: 352
Compre: Saraiva / Amazon / Submarino
Adicione no Skoob: O Último Adeus 
    
Em O Último Adeus sabemos o que se passa na cabeça de uma pessoa que perdeu seu irmão que se suicidou, e as consequências para Alexis e sua família.
Alexis é uma personagem que leva consigo o trauma de perder um  irmão e com isso ela se afasta de todos os seus amigos. Com 18 anos ela é um gênio em matemática e sofre por decisões tomadas com relação ao seu amor, Steve. A estrutura do livro é baseada em capítulos e dias escritos no diário de Alexis, que contam como é a vida da personagem.


   "Tyler.
Ty.A palavra é como um batimento cardíaco.
Olho para onde ele estava.
'Ty',sussurro.
Mas a sala está vazia.
Meu irmão não está aqui."

Seus pais se separaram quando ela era jovem e isso acarretou na primeira tentativa de suicídio de Tyler, com isso seu pai se distância de seus filhos. Com essa narrativa linda feita por Alexis, me apaixonei pela escrita da Cynthia Hand e chorei em algumas partes que narram os últimos momentos de seu irmão.
   
O tema é o suicídio e cada capítulo conta as situações da vida da personagem,e descobrimos ao longo do livro que ela e o seu amor  são muito inteligentes. Me emocionei com esse livro e recomendo-o para todos os leitores, independentemente da idade.
  
O suicídio é considerado um "tabu" e precisamos entender que algumas pessoas que se suicidam não possuem escolhas. A escritora desse livro também perdeu seu irmão que se suicidou quando tinha 17 anos.

Leiam e me falem aqui nos comentários o que acharam ! 

Adeus,
Clarice.


VOCÊ PODE GOSTAR

31 comentários

  1. Olá Clarice, tudo bem?

    Primeiramente parabéns, com 14 anos e já começando nesse mundo da blogsfera, fico feliz que se interesse pela leitura. Gostei da sua resenha, ficou clara e objetiva. Sim, o tema suicídio é um tabu, algo que precisa ser entendido e debatido. Esse livro é muito bom, gostei muito da leitura.
    Bjuss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá !
      Obrigada,que bom que você gostou da resenha e da leitura.
      Abraços-Clarice

      Excluir
  2. Clarice Parabéns 👏💙
    A pouco tempo li um livro sobre suicídio, pensei que não iria gostar acabei amando o jeito que foi tratado o tema . Já tinha visto comentários por alto desse livro a primeira vez que leio uma resenha dele e adorei muito , já vou adicionar a listinha 😁.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Obrigada, leia mesmo e me fale se gostou !
      Abraços-Clarice

      Excluir
  3. Olá!
    Adorei suas considerações, e realmente esse livro apesar de eu não conhecê-lo aborda temas bem recorrentes ao nosso cotidiano.
    Não são todas as pessoas que conseguem falar sobre suicídio ou perceber pessoas que podem obter características para tomarem tais atos.
    Fiquei com vontade de ler esse livro.
    Parabéns pela resenha!
    Beijos!

    Camila de Moraes.

    ResponderExcluir
  4. A protagonista tem quase o mesmo nome que o meu e meu apelido :OOO ♥ AMEI!!! A história me interessou bastante e me lembrou um pouco de Carta de amor aos mortos ♥ Quero ler! Flores no Outono 

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá !
      Rsrs, é mesmo !
      Leia !!

      Abraços-Clarice

      Excluir
  5. Eu tenho muita curiosidade desse livro, acho o tema dele muito importante e tenho certeza que a leitura é boa, ainda que tensa em alguns momentos. Gostei da sua resenha e de conhecer um pouco mais sobre a história.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, esse livro é emocionante e recomendo-o para todos.
      Abraços-Clarice

      Excluir
  6. Olá, Clarice, seja bem-vinda!
    Ainda não tive oportunidade de ler a obra, mas tenho curiosidade de saber a abordagem da temática no livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá !
      Obrigada.
      Leia, pois é muito emocionante!

      Excluir
  7. Olá Clarice!
    Que resenha mais massa e instigante, já tem um tempinho que quero ler este livro. E pelo jeito ele também e triste deve ter muito dos sentimentos da própria autora se levarmos em conta como ela perdeu o irmão, fato este que eu não sabia.
    Parabéns pela resenha e bem vinda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá !
      Obrigada por gostar !
      A autora declarou que esse livro é totalmente ficção, mas eu acho que o livro também possui um pouco dos sentimentos dela.
      Abraços-Clarice

      Excluir
  8. Oi!
    Bem vinda à blogosfera e parabéns pela resenha extremamente bem feita, ficou excelente. Quero muito ler esse livro desde que uma amiga minha o leu e caiu de amores por ele. Mesmo com o tema forte a história parece ser linda e muito tocante, abordando de forma clara e talvez realista esse tema que hoje ainda é um tabu.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Olá, "O último adeus" é um livro que quero muito ler, pois histórias que tragam irmãos e que falem sobre o suicídio na maioria das vezes me interessam.

    ResponderExcluir
  10. Puxa, não sabia que a autora também tinha perdido o irmão para o suicídio :/
    Eu tenho esse livro, mas como ele é uma leitura mais densa eu tô esperando o momento certo de lê-lo. Estou preferindo leituras mais leves ultimamente.

    Duas Leitoras - no Top Comentarista de Março você pode escolher entre 4 livros!

    ResponderExcluir
  11. Olá, tudo bem?
    Parabéns pela resenha.
    Esse livro tem me chamado a atenção por um tempo, pela quantidade de comentários positivos que ele tem. O tema é realmente muito interessante é uma pena que ainda seja tabu. Concordo com você precisamos falar sobre isso.
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Olá, tudo bom?
    Seja bem-vinda! Espero ver mais resenhas suas por aqui, adorei. Ainda não li esse livro, mas pretendo. Parece o tipo de livro que adoro! O livro teve muita resenha positiva, então mal posso esperar para ler. É um tema muito tabu ainda, infelizmente.

    Beijos, Rob
    www.estantedarob.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oiii linda, tudo bem?
    Que tu sejas muito bem vinda menina, fico feliz que tenha trazido a resenha dessa para nós em seu blog e que venham muitas leituras!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  14. Oi, tudo bem?
    Não sabia sobre o irmão da autora. Tenho bastante curiosidade para saber como o tema foi abordado no livro, e por alguém que passou pela mesma situação da protagonista deve fica mais real.
    Bjs

    ResponderExcluir
  15. Oii Clarice, seja bem vinda ao mundo dos blogueiros!
    Só conhecia este livro pela capa, mas nunca cheguei a ver como era a história, nem a sinopse cheguei a ler. rs.
    Acho o tema muito forte, suicídio é algo que precisa ser discutido e entendido mas ainda sim sou temerosa com o tema. Achei legal que a forma como a autora escreveu te deixou emocionada e apaixonada pela protagonista.

    Vícios e Literatura

    ResponderExcluir
  16. Eu sou curiosa em ler esse livro, minha colaboradora leu e amou e lendo a resenha dela vi que o livro é bem intenso, dai fiquei curiosa.

    ResponderExcluir
  17. Olá,
    Já ouvi vários comentários bem positivos sobre a obra e desde o lançamento que quero muito fazer a leitura mas ainda não consegui.
    A premissa é bem interessante e acho original pelo fato de ainda não ter lido nada que abordasse sobre o suicídio.
    Creio que seja uma leitura emocionante e também dolorosa por acompanhar o sofrimento de quem teve essa grande perda.

    LEITURA DESCONTROLADA

    ResponderExcluir
  18. olá, tenho curiosidade em ler O último adeus por me interessar pela temática abordada...
    perdi uma amiga uns anos atrás dessa forma lamentável...
    pena a autora ter passado por isso, ne? :(

    ResponderExcluir
  19. Olá, tudo bem? Acho o tema pesadíssimo no sentido, temos que ler, e O Último Adeus já tem um tempinho que está entre meus desejados. Que bom que ele transmite emoção, pois são livros assim que nos marcam.
    Adorei!
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. 14 Anos!!! que bom tão nova e já gostando de ler assim, fico feliz a cada dia quando descubro mais e mais pessoas novas assim como você apaixonada por leitura. Parabéns.


    Jesse Lira - www.jesselira.com.br

    ResponderExcluir
  21. Oie Clarice tudo bem?
    Parabéns a resenha está ótima! Até me fez ter vontade der O Último Adeus!
    Beijos, aguardo novas resenhas suas <3

    ResponderExcluir
  22. Tenho livro resenhas que falam super bem desse livro. O tema do suicídio, se bem escrito, rende sempre ótimos livros. E a edição da Dark é muito linda. Parabéns pela resenha.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  23. Olá Clarice !!! Seja bem-vinda !!! Espero que você consiga desenvolver um ótimo trabalho no blog. Sobre o livro, tenho muito interesse pela leitura e já está na minha lista de desejados. Sou fã da Editora. Muito sucesso, bjoooooo

    ResponderExcluir
  24. Oi Clarice! Adorei a resenha, já vou adicionar a minha lista de futuras leituras. Bj!

    ResponderExcluir

Olá, seu comentário faz toda a diferença
para a criação de conteúdo aqui no blog.
Escreva o que você achou do post.
Obrigada pela visita, e volte sempre.

Meu Livro Fantástico

POSTAGENS POPULARES

CURTA NO FACEBOOK

SIGA NO INSTAGRAM

Subscribe