RESENHAS: Mentirosos

14:06



Olá, leitores! Meu nome é Chiara, tenho 14 anos e amo ler. Como vocês (provavelmente) já sabem, sou irmã da outra resenhista daqui do blog, Clarice.
Eu adorei fazer parte desse projeto, Meu Livro Fantástico, colaborando para a postagem de resenhas (as minhas são curtas, triste).




Título: Mentirosos
Autora: E. Lockhart
Editora: Seguinte
Ano: 2014
Número de Páginas: 272
Comprar: Saraiva / Submarino / Amazon
Adicione no Skoob: Mentirosos


Sinopse: Os Sinclair são uma família rica e renomada, que se recusa a admitir que está em decadência e se agarra a todo custo às tradições. Assim, todo ano eles passam as férias de verão numa ilha particular. Cadence — neta primogênita e principal herdeira —, seus primos Johnny e Mirren e o amigo Gat são inseparáveis desde pequenos, e juntos formam um grupo chamado Mentirosos. Cadence admira Gat por suas convicções políticas e, conforme os anos passam, a amizade com aquele garoto intenso evolui para algo mais. Mas tudo desmorona durante o verão de seus quinze anos, quando Cadence sofre um estranho acidente. Ela passa os próximos dois anos em um período conturbado, com amnésia, depressão, fortes dores de cabeça e muitos analgésicos. Toda a família a trata com extremo cuidado e se recusa a dar mais detalhes sobre o ocorrido… até que Cadence finalmente volta à ilha para juntar as lembranças do que realmente aconteceu.
'Mentirosos' é um suspense moderno e sofisticado, impossível de largar até que todos seus mistérios sejam desvendados. Ao mesmo tempo, a prosa lírica e o estilo seco e denso o fará mergulhar de cabeça no mundo dos Sinclair e nas crescentes angústias de Cadence — para então vir à tona completamente impactado.

 ''Somos Sinclair.
   Ninguém é carente.
   Ninguém erra.
   Vivemos, pelo menos durante o verão,
   em uma ilha particular.
   Talvez isso seja tudo o que você 
   precisa saber a nosso respeito''
  
O livro conta a história a história da família Sinclair, governadas por seu ''patriarca'' e ''matriarca''. A estrutura da obra de E. Lockhart (parente do professor Lockhart rsrsrs) é apresentada da seguinte maneira: seus capítulo vão narrar cada verão (a partir dos oito) de Cadence, focando nas suas vivências dentro e fora da ilha.

 O nome do livro faz a referencia aos mentirosos da família. Sinclair é aquela família que nuca admite que está na pior, cada familiar vai estar com seu problema-que muita das vezes,não vai ser contado à ninguém. 

Cadence a neta mais velha, é aquela preferida dos avós, deixando-a como principal herdeira. Sua mãe percebe que ela sendo a favorita, obriga a garota à ser educada e esconder suas angustias e apenas com os primos, ela pode ser ''ela mesma''.

 Além de Cadence, temos Johnny e Mirren como netos do ''patriarca''. Mirren é aquela menina sonhadora e Johnny, o mimado. Eles possuem grande importância no final. Gat é amigo de todos eles e filho do padrasto de Johnny, o que faz com que passe alguns dos serões na Sinclair's ilha. Esse menino é humilde e SPOILER vai ser ele que vai conquistar Cadence (estava na cara, né ?).  

No início eu não entendia o que a personagem principal estava narrando, porque ela falava algumas coisas que pareciam, para mim, desconexas. Com o decorrer da leitura eu fui entender o porquê daquilo, ela estava meio atordoada por não lembrar o que aconteceu no verão dos quinze. (depois explico isso).

 A leitura é rápida e muito curta, porém como toda coisa pequena, esconde seus segredos. O final, por exemplo, não é aqueles clichês (previsíveis, por sinal). E tem gente que diz que adivinhou (mas como???).  Lockhart fez uma narrativa ''fácil'' e curta, mas maravilhosa. 

 Como falei lá em cima, a menina Cadence estava meio atordoada (por quê?), por causa de um acidente sofrido aos quinze anos. Devido ao acidente, a personagem sofre dores terríveis, que mais tarde descobrimos o porquê.

 Agora, vamos falar sobre o final. O fechamento dessa obra é maravilhosamente surpreendente, mas não quer dizer que é feliz (desculpa o spoiler, não conseguir evitar). Eu nunca pensaria nesse desfecho, imaginava outros totalmente diferentes. Eu não me lembro se chorei, porém agora que relembro de alguns fatos, eu fico até emocionada. Quando você descobre o final, você fica tipo: ''O que ? Mas como?! Por que tinha que acontecer isso ?'' Porque a escritora queria.

Instagram:

VOCÊ PODE GOSTAR

41 comentários

  1. Eu não consigo me interessar para ler esse livro, até pode ter um bom desenvolvimento e ser envolvente mas não acredito que eu conseguiria levar a leitura até o final. A premissa não me enche os olhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu me interessei na hora!
      Mas, é uma pena que você não se interessou.
      Você poderia tentar ler ? Se gostar, depois me fale, por favor.

      Excluir
  2. Oii!
    Olha, já tem um tempinho que eu estava namorando esse livro e agora com essa resenha, super quero! adorei.
    Abraços;**
    http://FebredeLivro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Eeeeeeee, leia sim! Depois me fale o que achou 🙂

      Excluir
  3. Oie! Eu seeeempre li elogios quanto a essa obra e sempre fiquei em cima do muro, sabe? Sempre que eu lia resenhas, tinha certeza de que precisava ler, mas quando chegava na hora de comprar, eu acabava dando um passo atrás e agora me arrependo muito disso. :C Sua resenha me deixou muito empolgada e ansiosa para descobrir o que acontecerá com cada um desses familiares.

    Beijos,
    Fernanda F. Goulart

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Entendo sua situação.
      Estou feliz pela sua ansiedade de ler esse livro maravilhoso 💚

      Excluir
  4. Olá!
    Tenho esse livro desde o ano passado no plástico ainda e não consegui pegar pra leitura.
    Já li várias resenhas e com boas referências sobre a escrita e o desenvolver de toda trama familiar. Sua resenha me mostra que devo fazê-lo logo.
    Beijos!

    Camila de Moraes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Como isso pode ser possível?!?
      O livro é realmente muito bom, para ser deixado de lado assim.
      Mas, leia. 😀
      Abraços.

      Excluir
  5. Hey, Chiara!

    Esse livro surpreende mesmo, né?
    Eu já li e amei.
    Lembro que enquanto lia, eu ficava pensando que o livro era chato, que não tinha nada de mais na história, mas quando chegou o final e tudo fez sentido, eu adorei!
    Recomendo pra todo mundo.

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Sandra!
      Sim.E muito.
      Eeee, que bom que adorou!
      Não tive a mesma reação que você, mas o final foi o mesmo 😄.
      Abraços!

      Excluir
  6. Mano, sempre achei que esse livro era sobre 4 amigos e vão pra uma viajem entre amigos e bebida, sla kkkk mas valeu por explicar direitinho!

    http://infinitoparticulardoslivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 😂😂😂😂😂
      Sim, é sobre quatro amigos, que vão para uma viagem, só que não tem bebidas.
      Não foi nada!

      Excluir
  7. Olá,
    Este foi o melhor livro que li este ano, simplesmente sensacional. O desfecho me deixou perplexa, pois eu imaginava mil coisas, menos aquilo. E a nossa mente é uma máquina. Também achei o começo desconexo, mas no final tudo fez muito sentido.
    Beijos
    www.estilo-gisele.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      SIMPLESMENTE SENSACIONAL, definiu o livro em duas palavras 💛. Também achei isso, às vezes.
      Abraços!

      Excluir
  8. Esse livro tá na minha wishlist desde que foi lançado e só vejo elogios a ele, mas toda vez que vou procurar, aparece outro livro que quero mais hahaha tenho que parar de enrolar. Gosto muito de finais surpreendentes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uau! Sempre quando vou comprar um livro, acontece isso!
      Mas, esse livro você vai gostar, então coloque nas prioridades, por favor. 🤣🤣

      Excluir
  9. Tenho curiosidade com esse livro desde que lançaram, mas sempre que tenho chance de comprar, compro outro. Não sei se vai me prender o suficiente, sabe? Bom, só tentando, claro. Beijos e sucesso!

    Carolina Gama

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Passo por essa situação. Entendo você.
      Eu sei que temos opiniões diferentes, mas acho que você vai gostar.
      Abraços e um obrigada! Igualmente para você!

      Excluir
  10. Sempre leio resenhas positivas deste livro, mas até hoje não me senti empolgada para ler, nem mesmo uma tentativa. Acho legal quando os autores nos surpreendem com finais que não imaginamos.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredita que teve gente que adivinhou ?!
      Às vezes eu gosto de um final não muito supreendente. Mas, sempre tem que ser emocionante. 😊
      Abraços.

      Excluir
  11. Menina eu nem ligo para spoilers, vc podia conta tudo que ia ficar feliz! kkkkk
    Eu quero ler este livro faz tempo até baixei pra ler mas aí foram aparecendo outros e acabei esquecendo. Sua resenha está maravilhosa, parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rsrsrs 😂😂.
      Leia logo! Não se esqueça, ok?
      Obrigada!!!! ☺️

      Excluir
  12. Oii! No começo eu também estava achando os relatos meio desconexos, mas logo comecei a entender tudo. Aliás, já tinha descoberto o final antes dele, apesar de não entender exatamente como aquilo havia acontecido. Sem dúvidas um excelente livro! Pretendo reler um dia :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      É, tudo faz sentido, no final.
      Não gosto de saber o final, estraga um pouco a surpresa 🙁.
      Concordo com você.

      Excluir
  13. Concordo com você, no início, as coisas parecem desconexas e a leitura é rápida, mas, infelizmente, não consegui concluir, pois o que comecei a ler era emprestado e precisei devolver :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, peça-o emprestado de novo, a pessoa vai estar fazendo uma boa ação 🙃

      Excluir
  14. Oi, tudo bem?
    Tenho esse livro, mas ainda não li. É a primeira resenha que leio sobre ele e gostei, a sinopse é interessante, mas não o suficiente para me fazer ler o livro, mas pela sua resenha, que adorei, vou colocar na lista de próximos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,tudo sim.
      E eu ainda me pergunto, "como isso é possível ?!?"
      Ok, depois me diga o que achou.

      Excluir
  15. Oi Chiara!
    Fica triste não. Resenhas curtas são as melhores, viu!?
    Eu adoro esse livro, fiquei de boca aberta quando cheguei no final e descobri tudo o que estava acontecendo. A autora foi mestre ao escrever esse livro e nos prender até o final incrível!
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Lu!
      Rsrsrs. ☺️
      Concordo plenamente com você.
      Abraços!

      Excluir
  16. Olá! Gostei da sua resenha. Não conhecia o livro e fiquei curiosa com a premissa. Pela sua resenha, deu para perceber que há muitos mistérios e segredos nessa família que atiçam a curiosidade do leitor. Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Fico feliz por isso 😆
      Se for ler, me diga quando terminar, ok ?
      Abraços!

      Excluir
  17. Olá,
    Que legal você fazer parte desse cantinho também!!
    Desde o lançamento de Mentirosos que tenho muita vontade de conhecer mais a fundo os problemas vivenciados por essa família que parece ter saído de um comercial de margarina (só que não) mas ainda não tive oportunidade.
    Adorei saber suas impressões e espero que faça mais postagens ainda!

    LEITURA DESCONTROLADA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      ''Comercial de margarina'' rsrsrs.
      Fico feliz por isso :).

      Excluir
  18. Olá, tudo bem?

    Amo enredos baseados em mistérios e não é para menos que esta obra me encantou.

    Já havia lido outras resenhas da mesma e lendo a sua pude confirmar o meu gosto por ela antes mesmo de ter lido.

    Espero ler "Mentirosos" em breve. Estou super curiosa por este final o:

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Tudo sim :)
      Mistério deveria ser o nome desse livro (rsrs).
      Quando acabar de ler, me conte, por favor!
      Abraços!

      Excluir
  19. Eu namoro este livro já tem um bom tempo, sabe?
    Vou na livraria pego na mão, mas sempre deixo para depois hahahaha
    Eu gostei da sua crítica e ainda estou com vontade de ler <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. RSRSRS, fiquei um bom tempo nessa situação.
      Não deixe isso acontecer, vai lá e compra!
      Não sei se peço obrigada por isso (rsrs), mas fico feliz.

      Excluir
  20. Bom, na maior parte das resenhas que li as pessoas acharam impossível adivinhar o final também... rs... aposto que vou me juntar a vocês... hehe... tenho muita vontade de ler esse livro desde o lançamento, acho a premissa bem interessante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E tem gente que adivinhou...
      Então, leia e me conte o que achou!

      Excluir
  21. Eu ameeeei esse livro, ele é triste mas é verdadeiro, a narrativa é poética, quando vc entende isso fica mais fácil se colocar no lugar da Cady. Favoritei ano passado como melhor leitura de 2016!

    osenhordoslivrosblog.wordpress.com

    ResponderExcluir

Olá, seu comentário faz toda a diferença
para a criação de conteúdo aqui no blog.
Escreva o que você achou do post.
Obrigada pela visita, e volte sempre.

Meu Livro Fantástico

POSTAGENS POPULARES

CURTA NO FACEBOOK

SIGA NO INSTAGRAM

Subscribe