RESENHA: Resistência


Olá leitores, tudo bom? 

Título: Resistência
Autora: Affinity Konar
Editora: Rocco
Ano: 2017
Número de Páginas: 320
Comprar: Saraiva / Amazon

Sinopse:Resistência” narra a trajetória de duas irmãs gêmeas lutando pela sobrevivência na Segunda Guerra Mundial. Pearl e Stasha chegam a Auschwitz em 1944 e ainda vivem sob o encantamento da infância – têm uma conexão muito forte, se entendem, se confortam e brincam juntas. Como parte de um experimento chamado Zoológico de Mengele, as irmãs conhecem o horror e têm suas identidades fraturadas pela dor e pelo sofrimento. No inverno, Pearl desaparece; Stasha chora pela irmã, mas mantém a esperança de encontrá-la viva. Ao final do conflito, Stasha se depara com um mundo em ruínas, uma Polônia devastada pela guerra, e tenta reconstruir sua vida a partir dali. Romance narrado com uma voz poderosa e única, Resistência desafia qualquer expectativa ao atravessar um dos períodos mais devastadores da história contemporânea e mostrar que há beleza e esperança até diante do caos e ganhou elogios da crítica e de autores como Anthony Doerr, de Toda luz que não podemos ver.


''Entre os gritos e prantos de milhões quando Auschwitz ruiu, duas vozes se fizeram presentes para mim'' 

Resistência é um livro espetacular que conta a história de Stasha e Pearl, que são gêmeas idênticas, na Segunda Guerra Mundial. O livro é intercalado entre um capítulo narrado por Stasha e o outro por Pearl. 

O livro começa com relatos das gêmeas contando o que acontecia em suas vidas antes de serem levadas para um campo de concentração e logo depois começa os relatos das meninas indo e chegando à Auschwitz, um dos maiores campos de concentração  que foi responsável por milhares de mortos.

Chegando ao campo, elas percebem os verdadeiros objetivos desses campos e que são "privilegiadas" por serem gêmeas. Com poucos dias na "instalação", elas já são surpreendidas  pelos experimentos macabros de Dr. Mengele, que foi um dos mais reconhecíveis médicos do nazismo alemão.

Conforme o livro avança, as gêmeas são submetidas à diversas situações que acabam separando-as emocionalmente e fisicamente. Pearl com seu amigo Peter e Stasha com o Paciente Número Azul , Bruna e com o seu livro. Em uma tarde de espetáculos, Pearl some e assim o mundo de Stasha desaba sem a sua metade. Porém, ela que apesar de estar deficiente, consegue a ajuda de seus amigos para procurar Pearl e acaba recebendo outra  marca do Dr. Mengele. O que acontecerá à Stasha sem a sua irmã por perto?

 Com uma forma incrível de escrever Affinity Konar nos relata as atrocidades feitas por Dr. Mengele com os gêmeos da época. Esse foi o primeiro livro da autora e já é considerado um dos livros mais poderosos do ano. Resistência é inspirado na história real das gêmeas Eva e Miriam Mozes, o  que faz com que o livro se torne ainda mais perturbador.

Foto autoral de @chiandcla

Eu fiquei chocada com os diversos relatos das gêmeas, pois senti o que acontecia com elas na leitura do livro. Como vocês já devem saber, eu sou gêmea da outra colaboradora desse blog, a ChiaraE qual é o  pensamento que eu tenho lendo esse livro? ''Por que as duas se afastam, uma da outra, sem nem perceber ?''. EU acho que o livro é mais perturbador para irmãos gêmeos ou irmãs gêmeas, pois nós ficamos imaginando. ''E se nós morássemos na Polônia naquela época?''

Eu li algumas resenhas desse livro e percebi que algumas pessoas não gostaram do livro, mas eu o achei muito bom. Foi um dos melhores livros que li esse ano e recomendo-o à todos!

Resistência é um dos mais novos lançamentos do selo da Rocco, FÁBRICA231. 

Instagram: @chiandcla

Comentários

  1. A capa desse livro é linda.
    Gostei da ideia do livro , parece ser uma leitura forte e se a escritora soube levar deve ser uma otima historia .Fiquei interessada.

    Beijos

    Meu mundinho quase perfeito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      O livro faz jus às críticas que tanto fazem dele. O livro é simplesmente maravilhoso :)
      Abraços.

      Excluir
  2. Olá!
    Eu simplesmente AMO livros com plano de fundo com a Segunda Guerra! Estou curiosa quanto a este, parece ser bem intenso! Pretendo ler em breve, amei sua resenha me deu mais vontade ainda de ler rs
    Beijos, Yasmim.

    Blog: http://literarte.blog.br
    Insta: http://instagram.com/blogliterarte

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Yasmim!
      Leia o quanto antes, não é só uma história passada na Segunda Grande Guerra, é uma narrativa bem escrita com detalhes de uma genuinidade triste.

      Excluir
  3. Oiee

    Esse livro está nos meus desejados e acho a capa dele tão linda!
    Um ponto que chamou minha atenção foi ser uma história real, eu gosto quando é assim e imagino o quanto a história seja perturbadora.
    Também vi em algumas resenhas a pessoa falar que não gostou, mesmo assim vou conferir. Gostei dos pontos que você destacou.

    bjs
    Fernanda
    http://condutaliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá
      Concordamos nesse ponto, a capa é realmente muito linda.
      A história é triste, a realidade foi cruel com muitas pessoas na Segunda Guerra. Mas isso não deixa o livro ruim , ao contrário, deixa incrível .
      Leia e depois me fale se você gostou.
      Abraços.

      Excluir
  4. Oi!

    Que resenha incrível, eu nem sei como nunca soube desse livro! A capa é maravilhosa, o título é instigante e essa sinopse, sem dúvidas, arrebatadora. Um sonho ter na estante <3 Parabéns pelo post.

    Um beijo, Carol
    Blog com V.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Obrigada!
      O livro em si é maravilhoso, leia logo.
      Abraços,
      @chiandcla.

      Excluir
  5. Olá, nossa eu não sabia do que se tratava esse livro mais eu quero muito ler agora. Eu não sei como é ter uma irmã gêmeos, mas deve ser bem interessante. E com certeza foi interessante essa leitura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.
      No livro, ser irmão gêmeo não é lá interessante, até porque isso fazia com as protagonistas sofressem coisas horríveis. A leitura foi fascinante e me prendia nos mínimos detalhes.
      Acho que você irá gostar.

      Excluir
  6. Oi! Tudo bem?

    Eu sou apaixonada em livros que tem um toque de ficção no meio de fatos reais, ou seja, amo obras com o cenário de Segunda Guerra Mundial. Estou lendo atualmente O Voo da Vespa, que também se passa na mesma época que Resistência. Apesar de nunca ter lido nada sobre a história, confesso que estou muito empolgada, principalmente depois de sua resenha. Tenho uma irmã - que não é gêmea - mas mesmo sim, consegui sentir a força que esse livro tem. Amei sua indicação e sua resenha. Parabéns!

    Beijos!

    http://www.as365coresdouniverso.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cecília! Tudo e você ?
      Também amo leituras que me levem à algum período histórico com grande importância, como a Segunda Guerra Mundial.
      Acho que já vi algo sobre O Voo da Vespa, parece ser um livro interessante.
      Obrigada!

      Abraços.

      Excluir
  7. Eu acho a capa desse livro tão linda. Não vazia ideia que tinha gêmeos nele. Na verdade só sabia mesmo que era sobre a guerra.
    Gosta é complicado. Li um livro esse ano que odiei com todas as minhas forças,
    mas só tem resenha positiva dele. Então, a gente tem que ler e tirar nossas próprias
    conclusões e tentar não se levar pela opinião alheia. Rs...

    Beijos
    Literatura Estrangeira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.
      Concordo com você, rsrsrs. O livro é muito bom.
      Novamente concordo com você, devemos tirar nossas próprias conclusões. Mas acho que você vai gostar desse livro, leia.

      Abraços!

      Excluir
  8. Oi Isa tudo bem?
    Eu adoro livros com cenários da Segunda Guerra Mundial e esse me chamou especialmente a atenção. Nunca tinha lido nada parecido com gêmeas no campo de concentração. Acredito que tem tudo para ser uma obra excelente se a autora soube como conduzir os acontecimentos. Com certeza quero ler esse livro! Já até anotei aqui.

    beijinhos!
    http://leiturize-se.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, aqui quem fala (escreve, rsrs) é Clarice.
      Também adoro/amo livros assim.
      Tudo é muito bem escrito, com detalhes de uma veracidade triste. Então, leia rsrs.

      Abraços!

      Excluir

Postar um comentário

Olá, seu comentário faz toda a diferença
para a criação de conteúdo aqui no blog.
Escreva o que você achou do post.
Obrigada pela visita, e volte sempre.

Meu Livro Fantástico